Seu filho já mordeu ou levou uma mordida?
- fabricaeraumavez
- 22 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

O que nós adultos devemos saber para que a gente consiga lidar melhor nessa fase das crianças?
Essa fase das crianças, geralmente é a fase oral que vai até os 3 anos.
A boca é a fonte das descobertas para as crianças, e o morder é uma das primeiras formas de se expressar, antes da fala…
Mordendo, a criança está se COMUNICANDO!
E quais são as causas dessa mordida?
É muito importante interpretar o que ela está querendo falar com a mordida, como por exemplo:
Disputa por espaço, ou por brinquedos
Chamar a nossa atenção
Um incômodo
Conforme a criança vai aprendendo outras formas de se comunicar, essa fase tende a diminuir, e ela passa de uma comunicação corporal, para uma comunicação mais verbal.
É importante a gente como adulto saber que a criança não nasce sabendo dizer "eu estou gostando" ou "eu não estou gostando".
Apesar dessa fase, da descoberta pela boca, a gente como adulto, mãe ou cuidadora, também deve avaliar um pouquinho o ambiente.
Como por exemplo: essa mordida aconteceu no parquinho, levamos a criança para o parquinho, ela acaba saindo da rotina, ou ela já está com fome, e com sono.
Precisamos também ter essa percepção, faz parte do desenvolvimento infantil esses momentos das mordidas, mas nós como adultos não devemos ignorar ou aceitar, nesse momento devemos ser mediador.
Então se o seu filho foi o que deu a mordida, sem humilhar, e de forma firme e gentil fale para ele, "filho morder não pode, você viu que machucou o amiguinho?", e ofereça ajuda para esse amiguinho, inclusive incentivando a empatia, e ensinando sobre para sua criança, como por exemplo: "vamos buscar um gelinho para o amiguinho?".
É importante entendermos que as nossas crianças não vão aprender na primeira vez, é necessário repetição, e se você sentir necessidade procure ajuda de uma profissional, como a de uma psicóloga.
Confira também o nosso vídeo no Instagram! Clique aqui.



Comentários