Como lidar com o ciúmes na chegada de um novo irmão?
- fabricaeraumavez
- 22 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2023

1. Crie momentos individuais...
Reserve momentos exclusivos com o filho mais velho, dedicando atenção, e fazendo atividades que ele goste. Isso reforça o vínculo emocional, demonstra a importância dele, fazendo com que seu filho se sinta acolhido, e assistido.
2. use o diálogo...
Converse com o seu filho, sobre os sentimentos dele em relação ao mais novo, e dê espaço para que ele expresse suas emoções e medos. Dessa forma, você conseguirá entender melhor como lidar com situações de ciúmes, e acolhê-lo.
3. Não faça comparações...
As comparações, sejam elas boas ou ruins, além de gerar rótulos nas crianças, podem provocar rivalidade na relação entre os irmãos, e afetam a autoestima das crianças.
Lembre-se: cada filho é único!
4. Valide o sentimento...
Ao validar os sentimentos da criança, ela se sentirá vista, e compreendida. Nomeie o sentimento para que ela entenda o que está sentindo.
"Você está com ciúmes do seu irmão, é normal sentir isso. Esse é um momento novo pra toda a família...".
5. Comunicação clara...
Evite usar justificativas usando o nome do filho mais novo, por exemplo: “Não posso agora pois estou cuidando do seu irmão”.
Troque por: “Claro filho, vai ser ótimo! Assim que a mamãe acabar, podemos fazer isso juntos. Vou adorar curtir com você.”
Não esqueça que trata-se de uma criança, ela não possui maturidade emocional, e precisa da sua ajuda para compreender seus sentimentos, e administrá-los.



Comentários