A importância da frustração!
- fabricaeraumavez
- 30 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Qual é o problema quando dentro da parentalidade a gente tem esse pensamento "eu tenho que fazer meu filho feliz a qualquer custo".
A gente nunca deixa com que as nossas crianças se frustrem, mas a frustração é uma parte muito importante do desenvolvimento infantil.
Através dela, as crianças aprendem a persistir mesmo com as dificuldades, e desenvolvem habilidades como paciência, e determinação.
Quando pais e cuidadores agem protegendo excessivamente as crianças, evitando que elas vivenciem as experiências, eles acabam sendo "solucionadores" de problemas, e interferindo no desenvolvimento infantil.
O que a gente tem que fazer é fornecer um ambiente tranquilo , seguro, e de apoio, para que os pequenos vão lidando com os desafios adequados para cada idade, e assim possam aprender a lidar com a frustração de forma construtiva.
As crianças, ao lidarem com a frustração, aprendem também a reconhecer e gerenciar suas emoções, expressar as suas necessidades, e a respeitar os limites e desejos dos outros.
Quando a gente permite que os nossos filhos lide com esses pequenos obstáculos, e a aprender a resolver esses problemas por conta própria, a gente está capacitando as nossas crianças para que eles se tornem adultos mais resilientes, enfrentando as dificuldades, e também lindando melhor com as mudanças ao longo da sua vida!
Laila Romano
Educadora Parental, e Graduanda em Psicopedagogia




Comentários